No que diz respeito aos fatores
sociais presentes na aprendizagem, vimos que a família tem como propósito
fornecer um contexto que permita a sobrevivência e o desenvolvimento de seus
membros, procurando atender as necessidades de todos.
A família como transmissora dos valores da sociedade, irá modelar o processo de socialização da criança no seu meio, o suporte físico afetivo e social dos membros da família envolve permitir a criança o desenvolvimento de um sentido de identidade.
Viver socialmente envolve escolher
como poder viver, e saber analisar questões de status, de expectativas e de
modelos de comportamento gerados na sociedade.
O desempenho escolar, as
dificuldades de aprender podem estar ligadas a fatores individuais, da ordem da
dinâmica familiar, às vezes o problema da criança já esta instalada e ao
iniciar sua vida escolar a criança apenas irá denunciar o problema.
Genericamente falando, em
famílias saudáveis o ambiente é acolhedor, as relações entre seus membros são
permeadas por um clima amoroso. Já em famílias disfuncionais, o relacionamento
é ao contrário assumem características de ódio, culpa e vingança, porém em
ambos os relacionamentos as interações as ligações são intensas, atingindo
todos os membros da família ou a família como um todo. Logo, qualquer problema
que ocorra com qualquer um de seus membros, a família como um todo será
afetada, por exemplo, famílias onde os pais são separados, todos têm que se
adaptar a nova situação e a ausência da figura paterna e/ou materna.
Portanto, seja qual for a
situação, pertencer a uma família é algo permanente, não é possível demitir-se
da família.
Refletindo... até que ponto hoje estamos envolvidos; ligados
afetivamente a laços de família?
(Fonte: TCC- Termo conclusão
curso Pós- Psicopedagogia)
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