REAÇÃO A CRÍTICA

(A voz que vem de de dentro que continua 
dizendo que eu sempre deveria tentar)

Percebemos que certas criticas são justificadas e úteis, ao passo que outras tem como única finalidade de nos ferir. Esse aprendizado  a reagir às criticas, não ocorrem de uma só vez fulminando-nos como um raio, mas como um processo, como se fosse uma longa viagem. De onde vem a sensibilidade a criticas? 
A primeira lição que a maioria de nós aprendemos  a respeito de criticas é simplesmente aceitar, quando crianças, aprendemos (ou deveriam ser ensinados até hoje) que não devemos responder aos mais velhos, aprendemos a crer e respeitar,  que a figura de autoridade quando nos critica, sempre tem razão. 


Quando crescemos vamos formando nossos próprios conceitos, então como reagimos quando nos contrariam?
Paralelo a atualidade, como será que as crianças aprendem  a respeitar a opinião dos pais, dos professores, avós, tios, o vendedor da loja, o colega de futebol... será que eles respeitam ou  não?
Estamos falando de quando alguém  aponta algo que seu filho fez de errado, como você reage, pai?


Lembre-se, nossos filhos observam nossos exemplos, ensine-os a respeitar, ensine-os  que perder faz parte da nossa vida, é triste mas não é tão difícil superá-los. 


É um processo de aprendizagem que deveria ser treinado no lar.  Assim como nos campeonatos de futebol, nas competições......  se não tivéssemos perdedores não teríamos campeões...
Isto não significa pensar como  perdedor, significa aprender a respeitar os esforços dos outros.
O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem enviada com sucesso.